Conheça os principais portos para exportação agrícola do Brasil

A produção e a exportação de produtos agrícolas são duas das principais atividades econômicas do Brasil.

Devido às nossas condições climáticas favoráveis e às vastas áreas agrícolas, conseguimos produzir commodities agrícolas em larga escala, comercializando esses produtos para dentro e fora do país. Com isso, nos tornamos um dos maiores exportadores de produtos agrícolas do mundo.

Mas, para alcançar esse título, é preciso de uma infraestrutura grandiosa capaz de transportar tais produtos para outros países. Felizmente, o Brasil conta com quatro grandes portos especializados em exportação agrícola.

Neste artigo, você vai conhecer cada um deles.

Conheça os 4 portos mais importantes para exportação agrícola do Brasil

Porto de Santos 

O Porto de Santos, situado no litoral de São Paulo, é o maior porto do nosso país e um dos maiores do mundo. É também um dos principais portos brasileiros para a movimentação de granéis sólidos vegetais, se destacando por ser um importante ponto de escoamento de grãos como soja e milho.

Além da sua vasta extensão territorial, o Porto de Santos também é reconhecido por sua localização estratégica, já que fica a 70 km do maior centro produtor e consumidor da América Latina, São Paulo.

Outros produtos movimentados no Porto de Santos são: açúcar, minérios, sucos cítricos, carnes e cargas conteinerizadas.

Porto de Paranaguá 

O Porto de Paranaguá, também conhecido como Porto Dom Pedro II, fica localizado no litoral do estado do Paraná. Ele é o maior porto graneleiro da América Latina e o segundo maior porto do Brasil em exportação de grãos.

Entre as principais commodities agrícolas exportadas pelo Porto de Paranaguá, estão a soja, milho, trigo, farelo de soja, sal e açúcar. Além disso, o porto também movimenta cargas de fertilizantes, celulose, granéis líquidos, automóveis, contêineres e muito mais.

Sua ligação ferroviária com o interior do Paraná e estados vizinhos facilita o transporte das mercadorias até o porto e contribui para a integração logística do país.

Administrado pela APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), ele se destaca pelos equipamentos avançados presentes no corredor de exportação, o que permite a realização de operações rápidas e seguras com produtos agrícolas.

Quer saber como a Rocha atua nesse porto? Click here.

Porto de Rio Grande 

O Porto de Rio Grande, localizado no estado do Rio Grande do Sul, é um dos mais importantes portos do Brasil na exportação de produtos agrícolas. Se destaca por sua posição estratégica na costa sul do país e por sua proximidade com o Uruguai, Sul do Paraguai e Norte da Argentina.

Além da agroindústria, outros setores também se beneficiam desse porto, podendo movimentar produtos como: madeira, fertilizantes, adubo, calçados, couro e produtos para a indústria automobilística e mecânica.

Sua administração é feita pelo Estado do Rio Grande do Sul, por meio da SUPRG (Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul).

Para saber como a Rocha atua nesse porto, click here.

Porto do Itaqui

O Porto do Itaqui fica localizado na cidade de São Luís, no estado do Maranhão,  e é um dos principais portos para exportação de grãos do Norte e Nordeste do Brasil.

Além deste porto ser um importante corredor logístico para o Centro-Oeste do país, ele também escoa granéis para fora do Brasil. Entre os principais produtos movimentados neste porto, estão: soja, milho, fertilizantes, arroz e muito mais.

O Porto de Itaqui é administrado pela EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária) e tem uma das maiores amplitudes de maré do Brasil.

Click here para saber como atuamos nesse porto.

Como você pode ver, os portos agrícolas desempenham um papel fundamental na exportação dessas mercadorias para o mercado internacional.

A Rocha tem orgulho de estar presente em três destes quatro terminais estratégicos, contribuindo para a economia do país e para a conexão dos nossos produtores com o mundo todo.

Se você gostou do conteúdo, não deixe de visitar o nosso blog. Acompanhe também a ROCHA nas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn

Leave a Reply

Your email address will not be published. Campos obrigatórios são marcados com *