Quais são os principais tipos de navios de carga?

Os navios de carga são embarcações construídas especialmente para atuar no transporte de mercadorias e commodities. No entanto, nem todos eles possuem a mesma estrutura, e cada um é projetado para um tipo específico de carga.

Por isso, quem trabalha com comércio exterior e logística portuária precisa ter conhecimento sobre os diferentes tipos de navios existentes. Desse modo, ao importar ou exportar um produto, o contratante saberá exatamente qual o navio ideal para a mercadoria que será transportada.

As embarcações mais vistas nos portos brasileiros são as de transporte de produtos a granel, líquidos, gás e contêineres. Porém existem muitos outros que merecem destaque. Confira a lista com os principais, a seguir.

Conheça os tipos de navios de carga existentes

1. Navio de carga geral

Os navios de carga geral também são conhecidos Breakbulk. A principal característica deles é a capacidade de transporte de vários tipos de cargas, geralmente em pequenos lotes.

Normalmente o navio de carga geral tem entre quatro a cinco porões e, neles, é possível acondicionar sacos, caixas, contêineres, bobinas de papel, entre outros produtos. Para carregar e descarregar esse tipo de embarcação, é necessário o uso de guindastes.

2. Navio graneleiro

Como seu próprio nome entrega, o navio graneleiro é aquele que tem estrutura própria para o transporte de mercadorias a granel, como grãos de soja, milho, feijão, farelo de soja, açúcar, fertilizantes e etc.

Assim como os navios de carga, os graneleiros também possuem porões cobertos por grandes escotilhas hidráulicas. Nesses porões, os produtos a granel são armazenados sem a necessidade de contagem de unidades e nem de embalagens específicas.

Os navios graneleiros só podem atracar em terminais portuários específicos, estruturados para a carga e descarga desse tipo de mercadoria. Os terminais da Rocha são um exemplo disso.

3. Navio tanque

O navio tanque é próprio para o transporte de granéis líquidos. Normalmente tem uma capacidade de 5 mil a 40 mil toneladas de substâncias líquidas, que são armazenadas em tanques.

Nesses navios, são movimentados desde produtos químicos industriais até cargas mais sensíveis, que exigem um padrão elevado de limpeza de tanques. Alguns exemplos são os óleos comestíveis, óleos vegetais e metanol.

Para conservar os líquidos transportados, o navio tanque pode conter sistemas de aquecimento ou resfriamento, que garantem a pureza e a integridade da carga.

4. Navio petroleiro 

O navio petroleiro também é conhecido como Crude Oil Tanker. Ele é uma espécie de navio tanque construído exclusivamente para transportar petróleo bruto e seus derivados, não podendo acondicionar outros tipos de líquidos.

Um navio petroleiro pode ter diversos tamanhos, alcançando até 400 metros de comprimento. Sua capacidade de transporte é de mais de 400 mil toneladas.

Ao contrário dos graneleiros, esse não possui escotilhas, mas sim várias tubulações interligadas e distribuídas à frente do convés principal. É por meio desses tubos que ocorre o carregamento e descarregamento do óleo.

Além disso, outra característica desse tipo de navio é que ele tem um casco duplo para aumentar a segurança contra vazamentos e reduzir o risco ambiental.

5. Navio propaneiro

Os navios propaneiros são usados para transportar propano sob a forma de gás liquefeito. Nele, também podem ser transportados outros gases liquefeitos, como GPL, GNL, amônia, etileno, propileno, entre outros. São facilmente identificados ao olhar, pois possuem grandes tanques cilíndricos posicionados acima do convés principal.

Devido à variedade de gases que pode carregar, essa embarcação pode contar com 4 tipos distintos de tanques:

  • Tanques independentes: que suportam o peso da carga de maneira integral;
  • Tanques integrais: que já fazem parte da própria estrutura do navio;
  • Tanques de membrana: possuem paredes de fina espessura que são suportadas pela estrutura do próprio navio, podendo contrair e expandir livremente;
  • Tanques de semi membrana: possuem cantos arredondados, que evitam o contato do tanque com a estrutura do navio.
6. Navio frigorífico 

Esse tipo de navio também é chamado de Reefer e é projetado para carregar mercadorias que necessitam de refrigeração. Desse modo, possuem equipamentos de refrigeração muito robustos que ficam nos porões, juntamente com a carga.

As principais cargas transportadas nos navios frigoríficos são alimentos perecíveis, como carnes e frutas, que precisam ser conservadas em temperatura específica até chegarem em terra firme.

7. Navio porta-contêineres

Esse tipo de embarcação é destinado para o transporte de grandes contêineres de aço que são facilmente transferidos entre caminhões, trens e navios.  Nesses contêineres, é possível acomodar qualquer tipo de mercadoria, como equipamentos eletrônicos, peças de roupas, móveis e automóveis.

Os porta-contêineres possuem diversos porões em formato cell guide, permitindo que os contêineres fiquem um sobre o outro e não se desloquem para o lado, o que garante estabilidade e segurança durante o transporte.

Já no convés, eles são fixados no tampão dos porões por twist-locker single. Os duplos são colocados sobre o contêiner para prender um ao outro. Também são usadas varas de aço para prender os contêineres que ficam na terceira altura no piso do convés e, assim, evitar a rolagem.

Para acondicionar ou descarregar a carga no navio, é necessário o uso de guindastes especializados ou com acessórios adicionais.

8. Navio porta-veículos ou Ro-Ro

Ro-Ro é a sigla utilizada para definir os navios Roll on-Roll off (em português, “Rolar para dentro-Rolar para fora”). Eles podem carregar qualquer mercadoria que embarca e desembarca sobre rodas, seja pelas próprias rodas ou com o auxílio de equipamento específico para essa finalidade.

Em sua estrutura, o navio possui um espaço completamente fechado que funciona como um estacionamento com várias rampas internas. Nele, as cargas são amarradas com cabo de aço para ficarem firmes e não ocorre nenhuma avaria. É muito comum que os navios Ro-Ro transportem veículos como caminhões, carros e ônibus.

9. Navios para cargas projetos

Para o transporte de cargas projetos, como peças de metal, chapas e bobinas de aço é preciso o uso de navios especiais. O navio Ro-Ro é um dos que pode ser utilizado para esse tipo de mercadoria, principalmente se a carga for rolante. No entanto, outros navios também são utilizados, como os breakbulk, especializados em carga solta, e porta-contêineres, que transporta equipamentos especiais.

Mais importante do que a escolha do navio é o cuidado aplicado na movimentação, armazenagem e manuseio das cargas. Isso é essencial para evitar avarias durante o transporte.

Por que entender a diferença entre os tipos de navios?

Como você pode ver, existem diversos tipos de navios cargueiros, cada um com uma estrutura apropriada para um certo grupo de cargas. Enquanto alguns só podem transportar substâncias líquidas, outros são ideais para cargas pesadas e projetos.

No transporte internacional de cargas, os navios são o modal mais utilizado. Por isso, conhecer suas particularidades faz toda a diferença na hora de assegurar a qualidade da carga movimentada.

Para conferir mais conteúdos sobre importação e exportação de cargas, acesse o nosso blog.

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