Clima Organizacional: como trazer inovações para o ambiente de trabalho

Para um clima organizacional saudável e para que uma empresa tenha vantagem competitiva no mercado, é fundamental investir em inovações.

Quando falamos em inovação, estamos nos referindo à cultura de trazer ideias disruptivas que contribuem tanto para a melhoria de processos internos quanto para a otimização do atendimento ao cliente.

No entanto, implementar inovações não precisa ser apenas uma tarefa dos líderes e gestores. Quando essa iniciativa parte dos colaboradores, é possível aumentar a motivação e o senso de pertencimento.

Diante desse contexto, surge a dúvida: como inovar e estimular os colaboradores a trazerem melhorias no ambiente em que trabalho?

Para nos ajudar a responder essa pergunta, convidamos Bruno Agostinetto Ferraz, Controller Financeiro da ROCHA! Confira 5 dicas elencadas por ele para que você possa propor e trazer inovações na sua profissão.

5 maneiras de trazer inovações no ambiente de trabalho

1. Seja claro e objetivo na sua ideia

“É muito importante saber trazer e interpretar a inovação de forma clara e objetiva. Se a ideia passar por muitas adaptações desde a sua concepção até sua execução, ela pode perder valor ou até mesmo o sentido original”.

Em outras palavras: coloque sua ideia no papel e veja se ela faz sentido no momento em que é concebida. Ao passar para os seus colegas de equipe, garanta que ela seja facilmente compreendida e aplicada.

2. Não tenha medo de arriscar

“A segunda dica é eliminar o medo de errar do ambiente de inovação. O time precisa ter espaço para ‘pilotar’ ideias dentro de um ambiente controlado, sem medo de errar”.

Essa estratégia está muito atrelada à liderança, que precisa estimular os colaboradores a saírem da zona de conforto e se permitirem correr riscos.

Clima Organizacional

3. Fortaleça a cultura de comunicação

“Ofereça um ambiente de conversa franca e estimulante, onde sugestões, mesmo vindas de áreas não diretamente envolvidas nos processos, possam ser frequentes”.

Essa atitude é indispensável para um clima organizacional satisfatório. Não exclua nenhum profissional do fluxo de comunicação e troca de ideias.

4. Crie TEMPO de inovação

“A inovação é precedida por uma reflexão sobre determinada atividade/processo, e investir um tempo para ‘criticar’ o mesmo é necessário.

Se você estiver sempre atrasado e buscando apagar incêndios, dificilmente vai conseguir olhar além do status quo”.

5. Estimule o processo criativo

“Incentivar a inovação é importante. O reconhecimento da liderança – e dos pares e subordinados – em uma implementação de inovação bem-sucedida é o fechamento ideal para o ciclo criativo. Por isso, é importante estimular que o mesmo se repita e seja aculturado”.

A partir de um modelo de gestão que incentiva a participação criativa dos colaboradores, ideias incríveis podem surgir na empresa! Invista nessa cultura.

Em suma, podemos perceber que o incentivo à inovação e o clima organizacional andam juntos. Além disso, inovar e renovar são passos fundamentais para uma empresa que pretende se destacar no mercado.

Mesmo que cada organização tenha as suas particularidades, as dicas acima contribuem para o sucesso da gestão.

Gostou do conteúdo? Então você também pode se interessar por: 5 dicas para otimizar a gestão de Recursos Humanos na sua empresa

Para mais conteúdos como esse, acompanhe a ROCHA nas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn

Leave a Reply

Your email address will not be published.