Tendências de inovação na logística que você precisa conhecer

O setor logístico passa por constantes atualizações. Por isso, é muito importante estar por dentro de todas as novidades na área, garantindo assim o desenvolvimento de qualquer empresa neste mercado competitivo.

Nos últimos anos, as principais mudanças na logística foram decorrentes da modernização dos processos e do uso de novas tecnologias. E todos os anos, incontáveis inovações e ferramentas surgem para otimizar a rotina logística.

Mas você sabe quais as inovações que irão impulsionar a logística? Veja a seguir!

Conheça as tendências de inovação na logística para os próximos anos

Abaixo, elencamos as principais tendências de inovação na logística que prometem alavancar os negócios nos próximos anos.

Aplicativos para acompanhar a carga

Os aplicativos para celular já são indispensáveis na vida de qualquer pessoa. Afinal, eles proporcionam facilidade e praticidade no dia a dia, seja para uso pessoal ou profissional.

No setor logístico, os aplicativos que se destacam são os que simplificam o acompanhamento das cargas. Um exemplo disso é a Trizy,  uma plataforma que conecta o cliente à transportadora e permite que ele acompanhe todo o trajeto das cargas por meio da tecnologia de rastreamento.

Na Rocha, o aplicativo utilizado é o GexpoLOG. Nele, nossos clientes podem acompanhar todas as informações da cadeia logística, desde o line-up de navios até detalhes de estoque e fluxo de cargas.

Automatização dos processos logísticos

A automatização dos processos, em qualquer área, é uma tendência que veio para ficar. Ela traz grandes benefícios para a produtividade, para a organização das atividades, para o controle de falhas e para a redução de custos.

Os sistemas que automatizam os processos logísticos estão muito ligados à gestão de estoque e à distribuição de produtos. Essas ferramentas são indispensáveis para o bom funcionamento da logística integrada. Inclusive, ao contrário do que muitos pensam, essas tecnologias não substituem pessoas, mas sim ajudam as equipes a ter mais eficiência e rapidez nas atividades.

Como exemplo, podemos citar o controle de embarque de navios graneleiros via tablet e o controle das aberturas de portas dos tombadores para descarga rodoviária (executando a abertura correta do produto), evitando, assim, riscos de contaminação das cargas. Podemos ainda citar toda a automatização de um terminal, com programações de chamadas para descarga, ativação de rotas de descarga (economia de energia) e balanças funcionando por meios automáticos.

Como consequência da automatização, as empresas passam a ter entregas mais ágeis e a agregar mais vantagens competitivas no mercado.

Mais presença da logística reversa

A logística reversa consiste no transporte de mercadorias do ponto de consumo até o ponto de venda e distribuição. Ela é muito usada no processo de devolução de pedidos, mas também pode ser implementada de forma sustentável, para o retorno de embalagens e rótulos logo após o uso dos produtos, destinando os mesmos para a reciclagem.

Para adotar a logística reversa no seu negócio, é preciso criar uma política de devolução. Afinal, o cliente precisa entender como funciona o envio, onde estão os pontos de coleta e quais os procedimentos a serem adotados.

Seja para a troca e devolução de produtos ou para a reciclagem, aprenda a usar a logística reversa de forma correta e alcançar a satisfação dos seus clientes.

Em Paranaguá temos este sistema operante de forma bem tradicional, onde caminhões de grãos e farelos que descem até o porto, retornam carregados de fertilizantes para as origens (interior). Isso gera agilidade nas operações, melhora a produtividade, reduz custos logísticos e agrega renda extra.

Expansão da logística verde

Também conhecida como logística sustentável, essa tendência visa planejar os processos logísticos para que haja uma redução do impacto ambiental. Para isso, a empresa precisa controlar os desperdícios, tanto no transporte quanto nas outras fases da cadeia logística.

As principais ações que o seu negócio pode adotar são: fazer a gestão de resíduos sólidos, investir em veículos que tenham uma baixa emissão de poluentes, fazer o consumo consciente de água, implementar tecnologias com baixo consumo de energia, entre outras estratégias.

Essas atitudes trazem vários benefícios para a empresa, como a economia de custos e a fidelização de clientes que prezam pela sustentabilidade.

Como você pode ver, as inovações na logística estão muito relacionadas ao comportamento do consumidor e às tendências da economia mundial. Quanto mais a sua empresa apostar nessas ações, mais valor ela pode agregar ao negócio.

E aí, o que achou das tendências listadas? Se você quer ver mais conteúdos como esse, acesse o blog da ROCHA e nos acompanhe nas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *