Logística sustentável: como reduzir os impactos ambientais no setor

logística sustentável

Atualmente, uma das tendências mais relevantes no contexto empresarial é a sustentabilidade.

Isso acontece porque a sustentabilidade tem grande importância para a preservação do meio ambiente, para a vida em sociedade e para o futuro das próximas gerações. Então, as empresas que atendem a relevância da responsabilidade social precisam adotar atitudes sustentáveis no processo produtivo e na logística. Com isso, elas  podem ter mais sucesso e mais resultados ao longo dos anos.

No entanto, quando se fala em logística, como é possível aplicar processos sustentáveis? É isso que te mostramos neste artigo.

Siga a leitura e conheça um dos conceitos mais importantes para a sua empresa atualmente: a logística sustentável. 

O que é logística sustentável?

Nos últimos anos, o meio empresarial tem identificado uma demanda da sociedade para que as organizações sejam responsáveis pelo espaço que degradam. A partir disso, cada empresa tem feito a sua parte para utilizar recursos naturais e gerar menos impactos ambientais.

É aí que entra em cena a logística sustentável.

Esse modelo logístico determina que os processos logísticos precisam ser ambientalmente responsáveis. Isso é feito através da redução de desperdícios, da gestão de resíduos sólidos e da baixa emissão de poluentes.

Em suma, o principal objetivo da logística sustentável é fazer com que o setor reduza os impactos ambientais através do uso consciente de água, resíduos e tecnologias.

Como adotar a logística sustentável?

Existem algumas atitudes conscientes que as empresas que possuem processos logísticos podem adotar para serem sustentáveis. São elas:

  • Analisar o ciclo de vida útil das máquinas e equipamentos utilizados pela empresa, para verificar o impacto ambiental causado pelo descarte dos mesmos;
  • Adotar uma política de descarte destes recursos, firmando parceria com empresas que façam a coleta e o destinamento correto de cada material;
  • Adotar o consumo consciente de energia na cadeia logística, com tecnologias que exigem menos energia elétrica;
  • Realizar o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos;
  • Na cadeia produtiva, procurar o uso de recursos que emitam um menor volume de poluentes;
  • No transporte rodoviário, firmar parcerias com transportadoras que possuem veículos novos e mais eficientes quanto ao consumo de combustível;
  • Planejar o transporte e a distribuição de produtos com foco na redução do consumo de combustível;
  • Criar uma política interna de uso e descarte consciente de lixo;
  • Cumprir as exigências dos certificados ISO, como o 14001;
  • Usar embalagens biodegradáveis ou reutilizáveis pelo consumidor;
  • Implementar a logística reversa, para reaproveitar os recursos e  minimizar o acúmulo de resíduos no meio ambiente.

No entanto, além dessas atitudes, a sua empresa pode realizar uma pesquisa para definir quais práticas devem ser implementadas. Nesse caso, foque em práticas que reduzam o desperdício de materiais, de energia ou até mesmo de tempo. Essa pesquisa contribui não apenas para uma atividade logística sustentável, como também para otimizar a produtividade em toda a empresa.

É por isso que a logística sustentável pode ser um grande diferencial competitivo para as organizações.

Logística sustentável: qual sua importância?

Adotar a sustentabilidade beneficia não apenas o meio ambiente, como também os processos internos de um negócio. Afinal, pela redução de recursos desperdiçados, é possível reduzir custos, otimizar tarefas e melhorar os resultados.

Vejamos na prática: se você utilizar tecnologias que consomem menos energia elétrica, é possível economizar custos na empresa e investir esse dinheiro em otimização na prestação de serviços para o cliente.

Consequentemente, você agrega valor ao negócio e faz com que a organização eleve o seu diferencial competitivo.

Resumindo…

A logística sustentável possui grande importância no que diz respeito ao futuro das empresas. A adoção dessas práticas conscientes beneficia tanto o ambiente quanto a sociedade. Além disso, garante o crescimento das empresas a longo prazo.

Sobre a Rocha

Ao longo de mais de 157 anos, a ROCHA construiu uma história fundamentada na ética, profissionalismo e reconhecimento do trabalho dos colaboradores e parceiros, sendo referenciada como uma das principais e mais modernas empresas do setor de logística portuária do país.

Com foco na responsabilidade socioambiental, a ROCHA realiza ações sustentáveis, como o uso de equipamentos ecoeficientes e o controle de descarte de resíduos. É por isso que adotamos um programa de gestão de resíduos, separando adequadamente os materiais que utilizamos e que podem ser reciclados e destinados à Associação de Catadores da Vila Santa Maria.

Essa parceria contribui para a preservação do meio ambiente e fortalece a Associação, gerando renda para diversas famílias.

Quer conhecer mais sobre nossa política de responsabilidade social? Clique aqui.

Para ficar por dentro das nossas atualizações, acompanhe a ROCHA nas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn


Fontes:

Patrus e Blog Logística

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.