Granel de Exportação
Modernidade e eficiência na recepção e expedição de grãos.
Localizada em Paranaguá, no Paraná, cidade com o maior porto graneleiro do país, a mais recente unidade de negócios da ROCHA, o Terminal de Granéis Sólidos de Exportação (GEXPO), interligado ao Corredor de Exportação (COREX) do Porto de Paranaguá (APPA), foi concluído em abril de 2017 e possui uma das mais modernas estruturas de armazéns interligados para exportação de grãos da América Latina.
Referência em automação e considerado como um dos principais terminais na movimentação de granéis sólidos agrícolas de exportação, o GEXPO conta com uma infraestrutura diferenciada, com a finalidade de atender à crescente produção de grãos, que tem o excedente do consumo interno destinado ao mercado externo, principalmente em relação às culturas de soja e milho.
CAPACIDADE INSTALADA
Capacidade estática de 146 mil toneladas (na fase 1), distribuída em 2 armazéns de 73 mil toneladas. Na fase 2, este número passará a ser de 270 mil toneladas.
2 tombadores para bitrens
2 moegas para caçambas e moega ferroviária para descarga de até mil toneladas por hora.
Desvio ferroviário para 70 vagões cheios mais 70 vazios.
DIFERENCIAIS
2 correias transportadoras conectadas ao corredor de exportação, com capacidade para duas mil toneladas por hora em cada correia.
Possibilidade de operar na modalidade de carregamento Super Berço, viabilizando a prioridade de atracação para embarcações que se comprometem a concluir um embarque de 65 mil toneladas em até 36 horas.
A QUEM SE DESTINA
Cooperativos, Produtores, Tradings que exportem soja, milho e farelo de soja.
CERTIFICAÇÕES
A ROCHA Terminais Portuários e Logística recebeu em 2019 oficialmente a certificação como Operador Econômico Autorizado (OEA) para as operações com Granel de Exportação.