Dicas para otimizar a logística da sua empresa em 2023

Otimizar a logística é uma tarefa indispensável para todas as empresas que desejam crescer em 2023. Afinal, a área logística é uma das mais importantes de qualquer organização, pois é o departamento responsável pela gestão e controle de todos os recursos da empresa.

Porém, nem sempre a otimização da logística é algo simples. Nesse cenário, é preciso dedicação, empenho e conhecimento sobre as melhores práticas para a logística funcionar com qualidade e eficiência.

É sobre isso que falaremos neste artigo. Siga a leitura e veja dicas importantes para otimizar a logística e alcançar os melhores resultados para o seu negócio.

Como otimizar a logística na empresa? Acompanhe as dicas 

O primeiro passo para investir na otimização da logística é compreender todas as etapas que compõem a logística. Ou seja: aquisição, armazenamento, transporte e entrega. As dicas abaixo são relacionadas a essas etapas e muitas outras.

1. Planeje os custos do setor

De nada adianta buscar as melhores soluções logísticas se a empresa não possui recursos suficientes para lidar com os pagamentos. Por isso, antes mesmo de firmar parcerias ou adquirir produtos, estude o seu orçamento.

No orçamento destinado para o setor logístico, é importante destinar valores para armazenamento, transporte, mão de obra, tecnologias e suprimentos. Separe e categorize todos os gastos, planejando com antecedência os custos para o ano de 2023.

2. Defina bons fornecedores

Você sabia que nem sempre o fornecedor com valores acessíveis é o mais vantajoso? Isso porque, muitas vezes, o produto e os serviços prestados pelo fornecedor não têm a qualidade que você espera. Por isso, ao firmar parceria com fornecedores, analise o custo-benefício e como esse parceiro pode contribuir para a reputação do seu negócio.

O prazo de entrega, as avaliações e a qualidade dos produtos são os pontos mais importantes para entender se um fornecedor é o ideal para você.

3. Organize e controle o estoque

O estoque ideal é aquele que nunca está com produtos em falta, mas também que não possui itens parados há muito tempo. Para manter esse equilíbrio, invista no controle de estoque, trabalhando sempre com uma previsão ou projeção de vendas, de modo que o volume estocado seja sempre enxuto.

Além disso, os processos logísticos dentro do estoque também precisam ser organizados. Uma ótima solução é ordenar os produtos de acordo com o que mais tem saída. Mas, se o volume de itens armazenados for muito grande, a melhor estratégia pode ser a terceirização do estoque.

4. Faça parceria para armazenamento de produtos

Para reduzir os custos com armazenagem de produtos, você pode optar pela terceirização do espaço. Então, em vez da sua organização investir em um espaço físico para estocar os produtos, você firma parceria com uma empresa  especializada em armazenamento de mercadorias como a sua.

A Rocha, por exemplo, possui armazéns preparados para armazenamento e movimentação de granéis sólidos, tanto para exportação como para importação. Nosso terminal é posicionado em local estratégico na área portuária, facilitando a movimentação e estocagem dos produtos dos nossos clientes e parceiros.

5. Terceirize os processos logísticos

Para otimizar a logística da empresa, conte com parceiros que possam agilizar as etapas. Se você comercializa produtos dentro do país, é mais vantajoso terceirizar o transporte das cargas para evitar gastos desnecessários com a aquisição e manutenção de veículos.

Agora, se a sua empresa lida com mercadorias importadas e exportadas, é essencial contar com um bom parceiro para o desembaraço aduaneiro.

A Rocha  realiza o desembaraço aduaneiro de mercadorias para exportação ou importação. Atuamos antecipadamente na emissão de licenças e certificados dos produtos, garantindo agilidade na liberação da sua mercadoria.

6. Fique atento às obrigações fiscais

São diversas as obrigações fiscais de quem precisa transportar e comercializar mercadorias. Por exemplo, existem documentos fiscais básicos que são obrigatórios, como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) e muitos outros.

Além disso, também existem os impostos que devem ser pagos na importação e exportação de produtos, e a organização dessas exigências é essencial não apenas para cumprir a lei, como também para otimizar a sua logística.

Como você pode ver, a otimização da logística depende de planejamento, gestão de custos e, principalmente, parcerias de sucesso.

Se você gostou dessas dicas, não deixe de implementar no seu negócio. Aproveite também para conferir mais conteúdos sobre logística nas redes sociais da Rocha: Facebook | Instagram | LinkedIn

Sobre a Rocha

Ao longo de seus 158 anos, a ROCHA construiu uma história fundamentada na ética, profissionalismo e reconhecimento do trabalho dos colaboradores e parceiros, sendo referenciada como uma das principais e mais modernas empresas do setor de logística portuária do país.

Nossos serviços de destaque são movimentação e armazenagem de granéis sólidos e líquidos, de importação e exportação, produtos siderúrgicos, celulose, cargas gerais conteinerizadas e big bags, bem como cargas de projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *