Gestão de riscos: boas práticas de segurança nas operações logísticas

Para uma operação logística segura e eficiente, a gestão de riscos é um procedimento indispensável.

É evidente que determinados imprevistos são inevitáveis na cadeia logística. Mas, com a gestão de riscos, esses mesmos contratempos são previstos e, assim, facilmente superados, reduzidos e até mesmo eliminados durante as operações.

Para as empresas que dependem da logística, essa estratégia é muito importante! Afinal, ela representa uma vantagem competitiva, levando em consideração que as etapas são realizadas com menos riscos e mais assertividade até o produto chegar ao cliente final.

Quer entender o que é a gestão de riscos e como ela contribui para o sucesso da logística? Então continue a leitura porque é exatamente isso que trataremos no artigo de hoje!

O que é gestão de riscos nas operações logísticas?

A gestão de riscos é uma ferramenta de grande ajuda para todas as empresas, independentemente do ramo de atuação. Ela visa reduzir ao máximo quaisquer situações que interrompam ou atrasem os prazos e processos estimados pelo negócio.

No setor logístico, a redução de imprevistos é com foco nas etapas da movimentação da carga, seja essa etapa a importação, a exportação, o transporte, o desembaraço, o armazenamento e diversas outras operações.

Os principais imprevistos que podem acontecer nesses casos são:

  • Danos aos produtos pelo transporte ou armazenagem inadequados;
  • Perda da carga por contato com produtos prejudiciais;
  • Roubo da carga;
  • Descuido dos responsáveis pela carga durante o manuseio;
  • Acidente em razão da má conservação das estradas;
  • Acidente em razão da má conservação do modal de transporte;
  • Acidente em razão da falta de equipamentos adequados para a operação;
  • Atraso na entrega.

Além disso, há o risco também da carga ou do procedimento de movimentação não estar de acordo com a legislação vigente. Todas essas situações comprometem não apenas o produto, como também a segurança dos profissionais e os resultados da empresa. Por isso, investir na gestão de riscos é essencial.

Deste modo, as melhores práticas de segurança para reduzir riscos nas operações logísticas são:

1. Mapear os riscos logísticos

O primeiro passo para a eficiência dessa gestão é identificar os fatores que podem interferir no sucesso do processo logístico. Esse mapeamento é feito pelos registros de falhas anteriores e pela pesquisa das situações mais comuns no setor. Com isso, é possível monitorar as adversidades e intensificar o controle dos processos para que novos prejuízos não ocorram.

2. Classificar a gravidade de cada risco

Quais os maiores riscos que uma operação logística pode enfrentar? Um acidente de trabalho certamente é mais grave do que um atraso na entrega de um produto. Por isso, uma prática indispensável é classificar o grau do prejuízo que determinado imprevisto trará para a empresa. Essa etapa permite priorizar ações preventivas e corretivas, de modo a não afetar os resultados organizacionais.

3. Implementar ações que reduzam as falhas logísticas

Após mapear os processos e classificar os riscos, a prioridade é adotar ações que irão reduzir as falhas na rotina. Entre essas ações, estão a contratação de ferramentas e pessoas capacitadas, aquisição de equipamentos, manutenção de recursos, treinamento de equipes, e demais alternativas.

4. Utilizar sistemas de gestão integrado

O SGI (Sistema de Gestão Integrado) é uma ferramenta que facilita muito o gerenciamento dos riscos! Esse sistema atende aos padrões de gestão de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho exigidos dentro de uma organização. Com ele, é possível centralizar o monitoramento das operações,  aumentando a produtividade e aumentando a segurança em cada situação.

5. Contar com parcerias confiáveis

Seja no transporte, desembaraço ou estocagem dos produtos, os parceiros logísticos são grandes aliados nos resultados de uma empresa. Por isso, é primordial fechar parcerias apenas com organizações e operadores consolidados no mercado, que oferecem experiência comprovada e benefícios alinhados com os seus objetivos.

Em suma: a gestão de riscos traz qualidade e segurança para os processos logísticos. E, como é evidente no mercado, uma logística de sucesso é fundamental para colocar sua empresa em destaque sobre a concorrência, oferecendo um atendimento mais satisfatório e eficaz ao cliente.

Aqui na ROCHA, além das operações de importação e exportação de produtos, também oferecemos soluções logísticas completas. Em nossos terminais portuários, cuidamos de todo o transporte e armazenagem da sua carga, com uma gestão de riscos certificada!

Para conhecer mais sobre nossas soluções, clique aqui. E para conferir mais atualizações da ROCHA, nos acompanhe nas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.