Logística: 5 maneiras de reduzir custos nas operações da sua empresa

A logística é um setor indispensável em qualquer empresa, e está diretamente relacionada à qualidade dos serviços oferecidos. É graças às operações logísticas eficientes que os processos ocorrem com agilidade e a satisfação dos clientes é garantida.

Levando em consideração que o mundo está mais globalizado do que nunca, ter uma gestão logística bem estruturada faz toda a diferença nos resultados da empresa. No entanto, sabemos que investir em otimização muitas vezes possui um aumento de custo. Sabemos, também, que a redução de custos é o grande objetivo de muitas organizações.

Por isso, trouxemos neste artigo 5 maneiras de reduzir custos logísticos sem comprometer a qualidade das operações da sua empresa.

logística

5 maneiras de reduzir custos na logística da sua empresa

1) Planeje os fluxos e etapas das operações

O primeiro passo é conhecer seus processos logísticos para planejar cada etapa. Considere todas as atividades, como coleta, produção, armazenagem, movimentação e transporte. Após mapear todo o fluxo, é possível ter um panorama mais completo dos custos e como eles afetam o orçamento.

Ao identificar gastos mais altos, é possível planejar ações de redução. Por exemplo: se há custos elevados no transporte, quais as chances de trocar de modal? Se estão no desembaraço aduaneiro, que tal fazer a desova em um outro recinto alfandegado? Analise as possibilidades, de modo a não interferir no fluxo das operações.

2) Invista em tecnologia para automatizar os processos

A tecnologia é uma grande aliada na otimização de atividades do nosso dia a dia. Um meio de transporte com tecnologia de ponta pode agilizar as entregas, enquanto um aplicativo ou sistema WMS pode ser a grande aposta para o controle do seu estoque.

A princípio, essas pequenas alterações podem apresentar gastos. Mas, no longo prazo, permitem a redução de desperdícios e o sucesso das operações, eliminando gastos desnecessários.

3) Possua uma equipe capacitada

Seja para a redução de custos ou para qualquer outro resultado que a sua empresa busca, a capacitação da sua equipe é uma prioridade. Quanto mais profissionais qualificados na organização, maior a eficiência em qualquer operação. Isso porque uma equipe que sabe o que faz proporciona a redução de riscos que podem gerar custos.

Para isso, você nem precisa trabalhar na contratação de outros funcionários. Basta oferecer treinamentos e cursos que contribuam para a capacitação nos setores em que eles atuam.

4) Acompanhe indicadores de desempenho

Os KPIs, ou indicadores de desempenho logístico, são as ferramentas mais importantes para ajudar a sua empresa na redução de custos. Afinal, se os indicadores apresentam pontos de gargalo, é possível trabalhar em melhorias que consequentemente geram redução de custos.

Agora, para escolher os KPIs a serem monitorados, é preciso analisar os objetivos da empresa. Por isso, uma dica é identificar as métricas mais relevantes de cada área, desde o estoque até a entrega.

5) Construa relacionamentos e parcerias estratégicas

Uma parceira vantajosa é aquela capaz de atender a maioria das suas demandas com qualidade e valor competitivo. Além disso, a parceria precisa ir além de uma relação restrita à prestação de serviços, contemplando também o planejamento estratégico, a negociação de preços quando necessário e o compromisso com os objetivos de ambos.

Falando em relacionamento estratégico, a ROCHA entende bem do assunto. Estamos aqui para trazer resultados nas mais diversas operações logísticas, desde o planejamento das operações até a descarga dos produtos. Temos a expertise que você procura para reduzir custos, otimizar o tempo e alcançar a eficiência logística.

Para conhecer mais sobre nossas soluções, clique aqui.

Gostou das dicas? Você também pode se interessar por: 4 passos para um planejamento logístico eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.