Logística integrada: o que é e quais os benefícios?

logística integrada

A logística integrada é uma solução que busca otimizar o processo de movimentação de mercadorias e a conexão entre departamentos de uma empresa.

Para as empresas que buscam diferencial competitivo, investir na logística integrada é indispensável. Quando corretamente implementada, ela contribui para o alinhamento de processos, a produtividade operacional e consequentemente a satisfação do consumidor. Mas esses são apenas alguns dos benefícios desse sistema.

No artigo de hoje, vamos te explicar o que é a logística integrada e quais vantagens ela traz para a sua empresa!

O que é logística integrada?

Como o próprio nome sugere, a logística integrada é um sistema inteligente que contempla toda a cadeia logística, desde a coleta de matéria-prima e a fabricação de um produto até a entrega dele ao consumidor final.

Ela contribui tanto para a organização do fluxo logístico quanto para o controle das atividades. Isso porque ela gerencia todas as etapas da logística, controlando, unificando e monitorando cada processo com o objetivo de garantir a produtividade.

Mas, na prática, quais os benefícios da logística integrada dentro de uma organização? É isso que vamos te explicar agora.

Continue a leitura e descubra as características mais importantes da logística integrada.

 

Quais os principais benefícios da logística integrada para as empresas? 

Possibilita o aumento da produtividade

Para que a logística integrada possa ser executada de forma eficiente, todo o fluxo de trabalho é revisado. Com isso, é possível identificar gargalos, corrigir falhas e aplicar melhorias.

Esse processo, por si só, já contribui na otimização dos processos, que pode ir desde a utilização de novas tecnologias até a eliminação de procedimentos dispensáveis para que todas as etapas ocorram de modo ágil e organizado. Por isso, a produtividade é um dos benefícios garantidos!

Garante maior controle das atividades

Além da produtividade, que é um dos pontos de destaque da logística integrada, também podemos citar o controle das atividades. Tendo em vista que todos os setores estão integrados, o fluxo das operações e o conhecimento da cadeia é mais aprofundado por todos os envolvidos.

Além disso, caso ocorra alguma falha ou atraso, por meio desse sistema há a possibilidade de facilmente detectar os motivos do ocorrido e rapidamente aplicar melhorias ou intervenções de forma pontual.

Contribui para a redução de custos

Tendo em vista que a logística integrada permite a identificação de falhas e gargalos, a eliminação deles evidentemente leva à redução de custos.

A redução de custos pode ser vista, por exemplo, na diminuição do retrabalho, que é alcançada a partir do controle de tarefas. Além disso, com o aumento da produtividade, a sua empresa não gasta com horas extras ou pouco trabalhadas, focando inclusive em processos que podem aumentar os lucros

Permite uma tomada de decisão mais segura

Uma das características mais notáveis da logística integrada é a visão ampla dos processos internos e externos da empresa.  Para quem é gestor, conhecer todos os aspectos que levam ao sucesso do seu negócio é muito importante, principalmente na hora de tomar decisões.

Quer ampliar a atuação do negócio? Expandir as vendas para outras regiões? Trocar de transportadora? Com uma logística integrada, você tem em mente tudo o que precisa modificar e adaptar para que as otimizações alcancem os resultados esperados.

Reflete na otimização dos resultados da empresa

Com a gestão inteligente de todas as etapas logísticas (desde o armazenamento até o transporte) os processos são planejados de maneira estratégica. A vantagem disso, somada aos benefícios citados acima, é a sinergia entre setores.

Além disso, quando a logística tem o apoio de automações, indicadores de desempenho e softwares, isso alavanca os resultados do negócio. Esses resultados podem ser vistos internamente, com a organização e produção, ou no externo, com a melhora na entrega e o aumento do nível de satisfação dos clientes.

 

E aí, entendeu a importância da logística integrada para o seu negócio? 

Se você acha que esse conteúdo pode ser útil para outras pessoas, compartilhe em suas redes sociais!

Aproveite para conhecer também os 4 passos para um planejamento logístico eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.