6 dicas de segurança no trânsito que você precisa praticar

 

 

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Seu objetivo é mobilizar toda a sociedade para que saibam quais atitudes de segurança no trânsito adotar, com objetivo de reduzir o alto índice de mortes e feridos em todo o mundo.

Segundo um estudo divulgado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes de trânsito ocorrem por falhas humanas, como falta de atenção, imprudência, negligência e desrespeito à legislação. Os comportamentos mais comuns, nesse caso, são excesso de velocidade, uso do celular e embriaguez.

Para que você adote uma postura consciente e mantenha uma boa prática de segurança no trânsito, preparamos este material especial.  Siga a leitura e confira 6 boas práticas para um trânsito mais seguro!

6 práticas de segurança no trânsito que você precisa conhecer

1) Sempre use o cinto de segurança

O cinto de segurança é um item obrigatório tanto para o motorista quanto para os passageiros. Portanto, ao entrar no veículo, a primeira coisa que você precisa fazer é se certificar de que todos afivelaram os cintos.

Vale lembrar que essa dica é importante para a sua segurança e também para evitar multas, já que trafegar sem cinto é uma infração de trânsito.

2) Não use o celular enquanto dirige

Suas mãos precisam estar sempre no volante e sua atenção precisa estar totalmente focada no trânsito. Por isso, jamais utilize o celular ou outros dispositivos móveis que possam desencadear a sua distração.

Se precisar utilizar algum aplicativo, como o GPS, por exemplo, respeite a legislação e fixe o aparelho ao para-brisa, nunca levando nas mãos.

3) Cuidado com pedestres, ciclistas e motociclistas

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos menores, dos não motorizados e dos pedestres. Portanto, para promover a segurança no trânsito, não esqueça de ter uma atenção a mais nos ciclistas e pedestres.

Para isso, tenha muito cuidado nos cruzamentos, aos limites de velocidade, às sinalizações de trânsito e às faixas de pedestres.

4) Pratique a direção defensiva

Apesar de ser uma prática abordada já nas autoescolas e em cursos para tirar a carteira de motorista, muitas vezes a direção defensiva fica apenas na teoria.

Porém você pode e deve aplicá-la no dia a dia. Atitudes como evitar ultrapassagens ou manobras arriscadas e manter uma distância segura dos demais veículos são algumas das várias que devem ser adotadas no trânsito.

5) Se beber, não dirija

O consumo de álcool está entre os principais motivos de acidente no trânsito. Portanto, nunca dirija se estiver sob efeito de bebidas alcoólicas e outras substâncias químicas.

Além disso, também não dirija se estiver cansado ou com sono, pois tais efeitos podem afetar grandemente a sua atenção no volante.

6) Atenção mesmo fora do veículo

Assim como os condutores, os pedestres e ciclistas também precisam estar atentos às leis de trânsito. Inclusive, como são os mais vulneráveis, o cuidado e a prudência devem ser redobrados.

Se atenha sempre às calçadas ou à ciclofaixa. Caso precise atravessar, utilize a faixa de pedestre e olhe para os dois lados antes de cruzar qualquer via.

E lembre-se: no trânsito, o respeito é uma via de mão dupla!

Para acompanhar mais dicas de segurança e atualizações da Rocha, nos acompanhe nas redes sociais:  Facebook | Instagram | Linkedin

Aproveite para conhecer também 5 dicas de ouro para se destacar no processo seletivo de um emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.