Transporte marítimo: as 5 maiores vantagens de escolher esse modal

transporte marítimo

O transporte marítimo conecta nações. É ele que move a economia, que acelera a globalização e que importa e exporta produtos para que cheguem ao consumidor final em perfeitas condições.

Para as empresas exportadoras e importadoras, o transporte marítimo é a melhor opção de modal. Através dos navios e embarcações, é possível movimentar um grande volume de cargas, reduzindo custos logísticos.

Esse transporte pode ser feito por meio de muitas opções de navios, como cargueiros, tanques, graneleiros, etc.

Nesse modal, as mercadorias atravessam mares e oceanos, e podem levar dias até chegarem ao destino final. Por isso, todo o transporte deve ser planejado para garantir a segurança e integridade das cargas.

No artigo de hoje, você irá conferir as 5 principais vantagens do modal marítimo. Acompanhe.

1. Permite a movimentação de grandes cargas

A principal vantagem do transporte marítimo é que os navios, por serem estruturas robustas, suportam toneladas de cargas com segurança.

Essa capacidade elevada permite o transporte de diversos materiais, desde um simples pacote de cereais até contêineres repletos de granéis.

Além disso, vale lembrar que os navios são extremamente versáteis, permitindo a embarcação de cargas secas, vivas, granéis líquidos e sólidos, produtos refrigerados, entre outras opções.

2. Proporciona a redução de custos com frete

Existem vários motivos que fazem com que o transporte marítimo seja mais econômico. As principais razões são:

  • a quantidade de mercadorias que podem ser transportadas de uma única vez;
  • o compartilhamento de espaço no navio, que não obriga a empresa a contratar um frete lotação;
  • a redução do consumo de combustível em comparação aos outros modais.

Vale lembrar que essa redução de custos não acontece apenas na exportação ou na importação de produtos. Ela também é observada no transporte de cabotagem, realizado apenas entre portos do território nacional. Nessa modalidade, além de evitar o trânsito nas rodovias, a empresa também tem a garantia de mais segurança, que é o tópico que vamos abordar a seguir!

3. Garante mais segurança

Tendo em vista que uma embarcação tem menos chances de sofrer ataques e roubos do que um meio de transporte terrestre, isso faz com que o modal marítimo seja considerado mais seguro.

Além disso, o transporte marítimo deve seguir diversas regras e normas de segurança nacionais e internacionais. Isso faz com que as medidas de segurança sejam redobradas, garantindo mais proteção e cuidado durante as operações.

4. Atravessa grandes distâncias

Já pensou em enviar seus produtos ou mercadorias para outro continente? Com o modal marítimo, isso é possível e muito acessível. Não é à toa que essa modalidade de transporte representa quase 100% dos serviços de transporte no comércio exterior.

Dentro do país, também é possível encurtar distâncias através da cabotagem. Transportando as cargas pela costa marítima, é possível fugir do fluxo nas estradas e entregar suas mercadorias com mais facilidade.

5. Oferece vantagem competitiva

Uma empresa que transporta mercadorias através de mares e oceanos certamente garante uma vantagem competitiva no mercado. Afinal, o transporte marítimo permite o acesso a locais que muitas vezes os outros modais de transporte não conseguem acessar.

E tem mais: caso você transporte para fora do país, o contato com o exterior agrega mais valor ao seu negócio e até mesmo mais experiência oriunda do mercado internacional.

Já tinha parado para pensar nessas vantagens?

Aqui na Rocha, além das operações de importação e exportação de produtos, também oferecemos soluções logísticas que vão muito além do transporte.

Em nossos terminais portuários, cuidamos de todo o transporte e armazenagem da sua carga.

Quer conhecer mais sobre as nossas soluções e diferenciais? Fale conosco e traga a sua carga para a Rocha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *