Sistema de Gestão Integrado: o que é e qual a sua importância?

O Sistema de Gestão Integrado (SGI) é uma ferramenta que garante que as exigências de gestão de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho sejam cumpridas corretamente dentro de uma organização.

Se a sua empresa possui certificações relacionadas à gestão ambiental, à gestão de saúde e segurança ocupacional e ao controle de qualidade das operações, então é necessário integrar essas certificações para a melhoria contínua dos processos.

Essa integração é feita por meio do Sistema de Gestão Integrado (SGI). Ao optar por esse sistema, a empresa  unifica e monitora os processos de várias áreas do negócio em um único local, passando por somente uma auditoria para obter e renovar suas certificações.

A importância do Sistema de Gestão Integrado (SGI)

O Sistema de Gestão Integrado demonstra que a sua empresa zela não só pela qualidade dos serviços realizados, mas também pelo cuidado com os colaboradores e o ambiente. Além disso, por meio do SGI, a companhia certifica sua responsabilidade no cumprimento de regulamentos, legislações e exigências normativas.

Na Rocha, o SGI é certificado internacionalmente e contempla as normas ISO 9.001, ISO 14.001 e ISO 45.001.

Entenda mais sobre essas normas a seguir.

ISO 9.001: Norma que certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade. É por meio dela que a empresa assegura o cliente de que os produtos e serviços possuem um padrão de qualidade e confiabilidade, de acordo com o que foi definido pela empresa. Quando a empresa se certifica nesta norma, tem competência para utilizar o Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act). Com isso, é possível planejar ações, checar os procedimentos e agir em correções para reduzir erros, desperdícios e custos, aumentando a satisfação do cliente.

ISO 14.001: Norma que certifica o cumprimento dos requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite que a organização desenvolva uma estrutura para a proteção do meio ambiente, além de uma rápida resposta às mudanças climáticas. O objetivo é buscar a preservação ambiental para o desenvolvimento sustentável do planeta, pensando nas gerações futuras.

ISO 45.001: Norma de Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) que visa a proteção da saúde e segurança dos colaboradores da organização. É por meio desse sistema que a empresa assegura que os trabalhadores tenham um ambiente de trabalho saudável e seguro, reduzindo e controlando os riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

Benefícios do Sistema de Gestão Integrado

  • Padroniza processos e otimiza as atividades para que elas ocorram sempre no mesmo padrão de qualidade;
  • Integra os dados em um só ambiente, facilitando a gestão de documentos e a consulta de informações necessárias;
  • Fortalece a imagem da empresa no mercado, nas comunidades e entre os colaboradores;
  • Permite identificar os gargalos na operação com mais objetividade;
  • Reduz os riscos de doenças e de acidentes de trabalho;
  • Otimiza a produtividade das equipes e a eficiência das entregas;
  • Contribui para uma postura mais responsável da empresa em relação ao meio ambiente;
  • Mantém a empresa em dia com as normas, regulamentos e legislações vigentes.

Com todo esse panorama em mente, você já deve ter percebido como o SGI é indispensável para o crescimento saudável de um negócio. É esse sistema que contribui para a padronização de processos e auditorias na organização, evitando falhas e otimizando a rotina.

A Rocha possui um Sistema de Gestão Integrado que é certificado graças ao compromisso da nossa equipe com os processos. É essa sinergia e responsabilidade que nos permite atender às demandas dos clientes de forma sustentável.

Conheça mais sobre as nossas certificações clicando aqui.

Sobre a Rocha

Ao longo de seus 158 anos, a ROCHA construiu uma história fundamentada na ética, profissionalismo e reconhecimento do trabalho dos colaboradores e parceiros, sendo referenciada como uma das principais e mais modernas empresas do setor de logística portuária do país.

Nossos serviços de destaque são movimentação e armazenagem de granéis sólidos e líquidos, de importação e exportação, produtos siderúrgicos, celulose, cargas gerais conteinerizadas e big bags, bem como cargas de projeto.

Acompanhe a ROCHA nas redes sociais para ficar por dentro de todas as atualizações: Facebook | Instagram | LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.