Manuseio de cargas: como garantir a segurança nesse processo

Para garantir o abastecimento mercado interno e a comercialização de produtos para o exterior, o manuseio de cargas é uma operação indispensável.

Felizmente, com o avanço das tecnologias, essa operação foi se automatizando e agora conta com processos altamente mecanizados. No entanto, mesmo com o auxílio de equipamentos extremamente eficientes, o fator humano continua sendo essencial para o manuseio com qualidade e eficiência.

Seja no porto, nos armazéns, nos centros de distribuição ou nas estradas, são diversos os tipos de cargas movimentadas diariamente. Por isso, os trabalhadores que realizam essa atividade precisam tomar uma série de cuidados, que visam garantir a segurança da operação  e evitar qualquer tipo de acidente de trabalho.

Siga a leitura para conhecer os cuidados mais importantes a serem tomados no manuseio de cargas.

Atitudes indispensáveis para a segurança no manuseio de cargas

Conhecimento das características da carga

Além das características da carga, que precisam ser conhecidas para não interferir em sua integridade, é preciso também ter em mente o volume que será movimentado, o espaço que irá ocupar no caminhão e no navio e, principalmente, se há algum risco de vazamento.

Tudo isso é essencial para um planejamento bem estruturado, contribuindo para o manuseio seguro da carga.

Revisão dos equipamentos utilizados

Como falado anteriormente, graças às tecnologias atuais, o manuseio de cargas é realizado por vários equipamentos e veículos equipados para a operação. Exemplo disso são os guindastes, as empilhadeiras, as esteiras transportadoras, entre outros maquinários. Além disso, também existem os materiais para a elevação, como ganchos, cabos de aço, cintas de elevação, etc.

Seja qual for o equipamento, é extremamente importante que ele tenha sido revisado, testado e passado por manutenções periódicas.

Qualificação da equipe

Se há algo mais importante do que os equipamentos para a movimentação da carga, é a equipe responsável pela operação.

É por isso que cada profissional nomeado deve ser bem treinado e capacitado para a atividade.  Com isso, todo o time terá entendimento dos métodos e práticas seguras de manuseio de carga, garantindo que eles sejam adotados do início ao fim da movimentação.

Sinalização do local onde ocorre a movimentação

A sinalização de segurança diz respeito não apenas à delimitação do local onde a carga será manuseada, como também garantir um caminho seguro para que nenhum colaborador transite debaixo dos equipamentos ou cargas içadas.

Vale lembrar que a legislação e as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho exigem que qualquer local de trabalho seja sinalizado conforme os riscos identificados previamente. Portanto, não negligencie a sinalização de segurança!

Supervisão constante

Como as operações de manuseio de cargas são extremamente complexas, elas precisam ser monitoradas por um profissional qualificado, de forma a garantir que ocorram com segurança.

Então, caso um EPI esteja com problemas ou ocorra alguma falha nos maquinários, é importante informar o supervisor imediatamente para que nenhum acidente aconteça.

Cuidados adicionais:

• Independentemente da carga que será manuseada, equipamentos como capacetes, luvas e sapatos de segurança devem ser utilizados a todo momento;

• Todos os envolvidos na operação devem ter conhecimento dos procedimentos de segurança que serão aplicados;

• As mudanças climáticas podem comprometer a qualidade da operação. Portanto, tome as medidas necessárias para que o excesso de iluminação ou então de chuva não prejudique a visibilidade do time e nem a integridade da carga.

Evidentemente, esses são apenas alguns dos vários cuidados que devem ser tomados durante o manuseio e a movimentação de cargas.

Mesmo que você não trabalhe diretamente com esse processo, conhecer as medidas de segurança é essencial para contribuir para a proteção do seu time e até para identificar caso haja alguma irregularidade.

Gostou dessas informações? Então compartilhe o conteúdo pela segurança da sua empresa! E para mais informações e conteúdos como esse, acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais: Instagram | Facebook | LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.