Handling de contêiner: entenda como essa operação funciona

O handling de contêiner é uma das etapas mais importantes das operações de importação e exportação. Essa operação logística deve ser feita com muito cuidado, pois consiste na transferência de contêineres entre navios, trens, caminhões e áreas de armazenamento, garantindo que as cargas mantenham sua integridade física até que sejam entregues no destino final.

Quer entender mais sobre como essa operação funciona? Então siga a leitura.

Entenda o que é o handling de contêiner

Handling de contêiner nada mais é do que a movimentação de contêineres em terminais portuários e retroportuários.

Esses terminais são essenciais para a conexão entre modais de transporte. Nesses recintos, os contêineres repletos de produtos são carregados e descarregados de navios, trens e caminhões para serem importados ou exportados.

Na importação de produtos, o processo de movimentação de contêineres começa quando o navio atraca no terminal portuário. A partir do momento em que a embarcação é atracada, cabe ao operador portuário fazer uso de equipamentos robustos para retirar os contêineres do convés do navio e posicioná-los nas áreas de armazenamento. Esse é o procedimento conhecido como handling in, pois refere-se à movimentação de contêineres vindos de outros modais de transporte para o terminal portuário.

Os equipamentos mais utilizados nas movimentações de contêineres são os guindastes de pórtico, gruas e reach stackers, que são projetados especialmente para manusear as unidades com segurança e agilidade.

Já quando os contêineres saem da área de armazenamento, retirados pelo cliente, temos a etapa conhecida como handling out, que consiste justamente no movimento de saída da unidade.

Durante toda a transferência, o cuidado e a atenção são indispensáveis. Por isso, os operadores de equipamentos devem ser altamente treinados, garantindo que as operações sejam realizadas com segurança e eficiência.

Já na exportação de produtos, o caminho inverso é feito. Os trens ou caminhões chegam no terminal portuário por meio das vias autorizadas, já transportando os contêineres cheios de produtos que serão exportados. Com isso, são utilizados equipamentos adequados para remover os contêineres dos veículos e direcioná-los para o navio de destino.

Cuidados fundamentais na movimentação de contêiner

Uma questão primordial para a eficiência na movimentação de contêineres é a gestão da logística e do armazenamento.

O terminal portuário precisa ser bem estruturado e estar bem organizado para que o posicionamento dos contêineres nos pátios seja feito de maneira correta. As cargas precisam estar dispostas de maneira que facilitem a transferência para o trem, navio ou caminhão no momento certo. Isso é essencial para evitar erros, atrasos e avarias, otimizando o fluxo de carga.

Outro cuidado indispensável é referente aos equipamentos utilizados. Todos eles devem passar por manutenções periódicas e vistorias, garantindo assim a qualidade, a agilidade e a segurança no manuseio dos contêineres.

Por último, mas não menos importante, vem a gestão da segurança. O terminal portuário deve seguir rigorosas normas de segurança para proteger tanto os trabalhadores quanto as cargas em movimento.

Todos esses cuidados são encontrados no terminal da ROCHA. Uma das nossas expertises é a movimentação de contêineres em terminais portuários e retroportuários.

Utilizamos equipamentos especializados, gestão logística cuidadosa e tecnologias avançadas para garantir o sucesso dessa operação. Nosso compromisso com a eficiência e segurança nos permite oferecer soluções logísticas de alto padrão, assegurando a agilidade na transferência de cargas e os melhores resultados nas operações de comércio exterior.

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Sobre a ROCHA

Ao longo de mais de 159 anos, construímos uma história fundamentada na ética, profissionalismo e reconhecimento do trabalho dos nossos colaboradores e parceiros, sendo referenciada como uma das principais e mais modernas empresas do setor de logística portuária do país.

Nossos serviços de destaque são movimentação e armazenagem de granéis sólidos e líquidos, de importação e exportação, produtos siderúrgicos, celulose, cargas gerais conteinerizadas e big bags, bem como cargas de projeto.

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