Exportação de produtos: Confira as 10 cargas mais exportadas pelo Brasil em 2020

O Brasil é um dos países que mais atua na exportação de produtos a granel. Essa operação é de extrema importância, pois permite a comercialização de produtos nacionais para outras nações, fortalecendo e aquecendo a atividade econômica do país.

Além disso, a exportação de produtos ainda possibilita o aumento da escala produtiva. Essa estratégia é possível através do contato com outras potências, que permite adquirir conhecimento e tecnologias de escala global.

Juntamente aos produtos a granel, existem outras mercadorias que são muito exportadas pelo Brasil. E o volume não é pouco! Apenas no ano de 2020, as exportações brasileiras atingiram o marco de US$ 209,921 bilhões, segundo o portal da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Entre esse volume, existem algumas cargas que se destacam. Você sabe quais são?

No artigo de hoje, elencamos os 10 produtos mais exportados no ano de 2020 pelo nosso país. Acompanhe:

Exportação de produtos

Exportação de produtos – Top 10 mais exportados pelo Brasil

1 – Soja

2 – Óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos

3 – Minério de ferro e seus concentrados

4 – Óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos

5 – Carne bovina fresca, refrigerada ou congelada

6 – Celulose

7 – Carnes de aves e suas miudezas comestíveis

8 – Farelos de soja e outros alimentos para animais (excluídos cereais não moídos), farinhas de carnes e outros animais

9 – Produtos para a Indústria da Transformação

10 – Açúcares e melaços

Fonte: Portal da Indústria

O que podemos concluir com esses dados?

Ao analisar a lista, podemos identificar algumas características muito importantes sobre a exportação de produtos em nosso país.

A primeira delas é em relação à exportação de soja, que vem para reforçar a posição do Brasil como um dos maiores produtores de soja do mundo. Considerando que nosso país possui o maior porto graneleiro da América Latina, esse ranking demonstra o valor que a atividade tem para o desenvolvimento nacional.

Outro ponto relevante é quanto aos produtos em segundo, terceiro e quarto lugar: minério de ferro e óleos de petróleo. Estas são grandes riquezas do país, que influenciam muito nos resultados do comércio exterior brasileiro.

A carne bovina, apesar de estar em quinto lugar na lista, possui grande destaque para a nossa economia. Inclusive, segundo a Embrapa, o Brasil é um dos mais importantes produtores de carne bovina no mundo.

Os demais produtos do ranking também são de grande importância. Todos eles fortalecem os avanços da exportação brasileira, mantendo a economia local sempre estável.

A ROCHA tem muito orgulho de contribuir com esse fluxo. Entre nossos serviços de destaque estão a movimentação e armazenagem de granéis sólidos e líquidos, produtos siderúrgicos, celulose, cargas gerais conteinerizadas e big bags. Essas atividades são realizadas através de nossas unidades de negócios ou empresas investidas e coligadas.

Para conhecer mais sobre nossas soluções, clique aqui

Quer entender mais sobre os benefícios que a exportação e importação de produtos tem para o Brasil?  Então aproveite seu tempo de leitura e confira: a importância do comércio exterior para o país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.