Empatia no trabalho: benefícios e 5 dicas para praticá-la

Praticar a empatia no trabalho é fundamental para a construção de um ambiente saudável, colaborativo e acolhedor. Essa atitude contribui para que o relacionamento entre as pessoas seja mais respeitoso e amigável, o que é muito importante dentro das empresas, tendo em vista que os profissionais passam grande parte dos seus dias no local de trabalho.

Apesar da liderança ter um papel indispensável no estímulo e cultivo dessa atitude, ela também pode partir diretamente dos colaboradores.

Pensando nisso, trouxemos neste post os principais benefícios e dicas para você praticar a empatia no trabalho. Confira!

Primeiramente, o que é a empatia?

Empatia no trabalho

“Empatia é um sentimento que, em síntese, representa a capacidade de se colocar no lugar do outro. É preciso escutar, aceitar e vivenciar a realidade do próximo, reconhecendo que a nossa verdade não é a única e nem a mais correta. […] Costumo pensar que o cuidado genuíno e empatia são sentimentos iguais e devemos praticá-las para então termos relacionamentos saudáveis e conexões positivas que consequentemente nos trazem bem-estar e sentimento de segurança no trabalho e em qualquer lugar que a gente vá. Como conselho, digo: escute mais, pense mais, para então saber lidar com todas as situações da vida, sem ser reativo às adversidades do dia a dia.” – André Braga, GEXPO

 

Tomando como base o depoimento do nosso colaborador André, podemos definir a empatia como a habilidade de se colocar no lugar de outra pessoa para tentar compreender como ela pensa, age ou sente. Ao se imaginar no lugar de outro, você passa a ver as circunstâncias com outra ótica que não a sua. Com isso, é mais fácil de entender os sentimentos e atitudes do próximo.

No ambiente de trabalho, a empatia ajuda a estreitar laços e preservar o bom convívio entre colegas. Entre os principais benefícios, os que valem destaque são:

  • Aumenta a capacidade de compreensão dos sentimentos dos colegas;
  • Melhora a comunicação e as relações entre os colaboradores;
  • Contribui para o trabalho em equipe de forma espontânea;
  • Gera o aumento da produtividade da empresa;
  • Contribui para a resolução de problemas e conflitos;
  • E beneficia o clima organizacional como um todo.

Tendo em vista as inúmeras vantagens da empatia nas relações trabalhistas, é preciso entender como colocá-la em prática. Conheça agora algumas maneiras de fazer isso.

5 dicas para trabalhar a empatia no trabalho

1. Pratique a escuta ativa

A maneira como você se comunica com seus colegas de trabalho claramente é muito importante. Ser cordial, claro e respeitoso é fundamental para criar relações saudáveis. Mas existe uma habilidade ainda mais importante do que a fala, que é a escuta ativa.

Ser empático é ouvir o próximo com atenção, demonstrando interesse no que a pessoa está falando, como uma ideia, sugestão ou solicitação. Essa prática permite que você entenda o posicionamento do outro e visualize os cenários com outra perspectiva. Evidentemente, você não precisa concordar com tudo o que a pessoa expressou, mas deve tentar se colocar no lugar dela para entender seu ponto de vista.

2. Seja cordial e gentil

Um dos ditados mais populares no Brasil é o “gentileza gera gentileza”. Se você tomar essa frase como lição de vida, praticar a empatia fica muito mais fácil. Mesmo nos momentos de maior tensão no trabalho, quando alguma crise ou problema entra em cena, não deixe de ser gentil com seus colegas.

Todos nós passamos por momentos complicados, e ninguém sabe tudo sobre o outro. Tratar o próximo com respeito e simpatia torna a situação mais leve e facilita a resolução de problemas.

Portanto, seja em uma conversa no intervalo entre atividades ou em uma reunião de tomada de decisão, pratique a gentileza.

3. Esteja à disposição para ajudar

Da mesma forma que muitas vezes você necessitou de orientação para a conclusão de um projeto, os outros profissionais também podem passar pelo mesmo. Portanto, sempre que você perceber que algum colega precisa de ajuda, coloque-se à disposição.

Isso não só demonstra empatia, como também fortalece o engajamento e o trabalho em equipe. Consequentemente, esse engajamento contribui para a melhoria do clima interno, promovendo satisfação e acolhimento.

4. Tenha paciência

Dentro de qualquer empresa, é natural que existam diferentes cargos e setores, com vários níveis de experiência. Isso significa que nem todo mundo tem os mesmos conhecimentos e habilidades que você. Além disso, eventualmente uma nova atividade pode surgir e alguém pode apresentar dificuldades ou dúvidas. Por isso, é importante que você tenha paciência com os membros da sua equipe.

Lembre-se que cada um possui o próprio ritmo. Com paciência e atenção, você pode compreender as demandas do próximo para tentar ajudá-lo.

5. Pense antes de falar

Pessoas empáticas sabem o momento certo de expressar seus sentimentos e opiniões. Muitas vezes, você pode querer compartilhar uma ideia com seus colegas, mas não estar em uma situação apropriada para aquilo.

Um exemplo disso é quando uma pessoa está falando e surge o ímpeto de interrompê-la para concluir o seu raciocínio ou reforçar algum ponto. Apesar de você só estar querendo contribuir, isso pode gerar uma impressão negativa.

Por isso, antes de falar, verifique se o momento é apropriado e se a sua fala não irá ofender alguém.

Empatia no trabalho

“Acredito que com essas dicas para estimular a empatia, o trabalho fica mais leve e mais fácil de ser executado. Eu, Maria do Carmo, tento ajudar a todos e me coloco sempre a disposição do que precisarem. E acredito que se cada um fizer a sua parte, teremos um ambiente mais produtivo e melhor.” – Maria do Carmo, GIMPO

 

Dica final: Seja em uma conversa, em uma tarefa ou em uma situação social, imagine a si mesmo na situação do outro. Pergunte-se: será que eu não faria o mesmo no lugar dessa pessoa? Será que ela teve as mesmas vivências que eu? Será que ela precisa de apoio? 

 

Essas perguntas te ajudam a se colocar no lugar do próximo, que é o princípio básico da empatia.

Entendeu como a empatia no trabalho pode ser desenvolvida com simples atitudes diárias? Então coloque as nossas dicas em prática e contribua para a melhoria do clima no seu ambiente de trabalho.

Sobre a Rocha

Ao longo de mais de 157 anos, a ROCHA construiu uma história fundamentada na ética, profissionalismo e reconhecimento do trabalho dos colaboradores e parceiros, sendo referenciada como uma das principais e mais modernas empresas do setor de logística portuária do país.

Nossos serviços de destaque são movimentação e armazenagem de granéis sólidos e líquidos, de importação e exportação, produtos siderúrgicos, celulose, cargas gerais conteinerizadas e big bags, bem como cargas de projeto.

Clique aqui para conhecer mais sobre a empresa.

Acompanhe a ROCHA nas redes sociais para ficar por dentro de todas as atualizações: Facebook | Instagram | LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.