Cuidado Ativo: como fortalecer dentro da empresa?

O cuidado ativo é uma ferramenta de prevenção de acidentes que consiste no colaborador cuidar de si mesmo, cuidar do próximo e se deixar cuidar.

Para que isso seja possível, é preciso exercer a empatia, a proatividade e, principalmente, o diálogo. Mas, antes de tudo, é preciso que os líderes e gestores conscientizem a equipe sobre as melhores formas de exercer um cuidado ativo.

Como exercer o cuidado ativo?

Os colaboradores participam ativamente do cuidado da equipe quando conversam, orientam o próximo, analisam os perigos do ambiente e apontam potenciais riscos de acidentes no ambiente de trabalho. A ideia é estar alerta, zelando pela própria vida e também pela do próximo.

Com isso, a responsabilidade de evitar acidentes não fica restrita apenas à gestão da empresa, como também aos funcionários.

Porém, o cuidado ativo pode ir além das posturas apresentadas acima. Existem outras estratégias que, além de fortalecerem o cuidado ativo, ainda contribuem para a cultura de segurança da empresa.

A seguir, nós te apresentamos quais são.

7 maneiras de fortalecer o cuidado ativo na empresa

1. Construir parcerias sustentáveis

A segurança dos colaboradores vai além da prevenção dos acidentes de trabalho. O cuidado com o ambiente, com os postos de trabalho, com a separação de resíduos, tudo isso também resulta em um ambiente mais seguro e saudável.

Por isso, é importante ter fornecedores e prestadores de serviço que sigam os mesmos princípios, construindo parcerias sustentáveis.

2. Incentivar a união das equipes

O princípio do cuidado ativo é que a segurança não deve ser olhada apenas pelo ângulo individual, mas sim coletivo. Desse modo, é essencial engajar, integrar e unir as equipes.

Essa união faz com que se estabeleça uma interdependência entre os colaboradores. E, quanto mais unidos os times, maior o senso de responsabilidade e de colaboração pelo bem-estar dos outros.

3. Ter uma postura inovadora

Às vezes, o profissional está tão preocupado em concluir suas atividades e cumprir todas as etapas que não consegue enxergar os pontos de atenção em uma operação.

No entanto, quando se adota uma postura inovadora, você se torna mais analítico às possíveis melhorias. Isso contribui muito para o cuidado ativo, pois é possível pensar em inovações que potencializam a segurança nas atividades.

4. Otimizar os processos

Tomando o gancho da estratégia anterior, as ideias inovadoras podem trazer diversas otimizações para os processos. Esse é um dos pontos mais importantes do cuidado ativo, pois significa trazer soluções que, além de aumentarem a segurança, também beneficiam a produtividade.

Um exemplo disso é a troca de maquinários antigos por outros mais atualizados, ou então a adoção de checklists de inspeção e conferência antes de iniciar uma atividade.

5. Exercer influência positiva

A melhor maneira de influenciar uma pessoa é através do exemplo. Então, se você orienta um colega de trabalho sobre os equipamentos de segurança necessários para uma operação, certifique-se de que você mesmo cumpre essa exigência.

Além disso, a influência precisa ser positiva, orientando o próximo sem julgamentos ou repreensões. É sobre olhar não só o lado negativo do colega quanto aos riscos, mas também elogiá-lo quando estiver dentro dos conformes da atitude preventiva.

6. Pensar de forma segura

Pensar de forma segura é ficar atento a todos os potenciais riscos à sua volta. E mais do que isso: é tomar uma atitude sempre que esses riscos forem identificados.

Por exemplo: se um colega estiver em uma situação insegura, além de praticar um diálogo educativo para explicá-lo as medidas de segurança, você também deve registrar a situação e alertar o seu líder ou gestor imediato. Essa é uma maneira muito assertiva de fortalecer a segurança e eliminar o risco.

7. Analisar os erros do passado

Uma ferramenta manuseada incorretamente, uma medida de controle repassada pela metade ou um equipamento sem bloqueio: todos esses erros podem colocar a vida de um profissional em risco.

Se essas falhas já resultaram em acidentes na empresa, é preciso olhar para o passado e visualizar as situações como um aprendizado e alerta, para que ninguém cometa os mesmos erros novamente.

Seja um protagonista em sua área e faça a diferença praticando o cuidado genuíno! 

Repasse as estratégias acima para seus colegas de trabalho para que todos possam praticar esse cuidado genuíno.

Para mais conteúdos como este, acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais:  Facebook | Instagram | LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.