Os efeitos do trabalho em equipe na segurança das operações

O trabalho em equipe potencializa diversos resultados da empresa, desde a agilidade nas operações até a melhoria do clima organizacional. Com o engajamento dos colaboradores e o trabalho em sinergia, muitos processos internos podem ser otimizados.

Mas, além dos benefícios relacionados à produtividade das operações, a colaboração no trabalho também contribui para a saúde e a segurança ocupacional. Evitar possíveis acidentes de trabalho garante não apenas a redução de números, mas a diminuição de vidas atingidas por problemas como esse.

Quando você e seus colegas trabalham em equipe, a gestão deixa de ser centralizada. Então, na segurança das operações, cuidar apenas de si não é mais suficiente ou aceitável, pois incluir o cuidado com o outro reduz os riscos e os índices de acidente. Dessa forma, o trabalho colaborativo traz muito mais ganhos.

Entenda o porquê.

A importância do trabalho em equipe para a segurança do trabalho

O trabalho em equipe consiste em fazer parte de um grupo que une esforços para atingir um objetivo em comum.

Isso é muito importante para o alcance de metas, pois cada profissional possui suas habilidades, seus conhecimentos e características. Então, quando unidos, a organização possui uma diversidade de fatores que afetam positivamente os resultados internos e externos.

Em relação à segurança, isso não é diferente. Até porque, em uma empresa com diversos setores, os riscos variam de acordo com o ambiente. Desse modo, se a meta é potencializar a segurança e reduzir o índice de acidentes, é extremamente importante que a gestão compreenda o ponto de vista de cada colaborador, agregando as opiniões e sugestões de todos para elevar a proteção coletiva e prevenir acidentes.

Todavia, a sua colaboração como profissional precisa ir além da troca de ideias. Ela precisa estar, principalmente, nas ações e atitudes que você toma durante a rotina de trabalho!

Ao trabalhar em conjunto, você não preza apenas pela sua segurança, como também pelo bem-estar do próximo. 

Se há um risco, você atua para que ele seja eliminado e todos fiquem protegidos. Se alguém está operando uma máquina de maneira errada, você alerta o colega para que a atividade não coloque a vida de ninguém em perigo.

É sobre permanecer integrado com o próximo, cuidando ativamente dele e se deixando ser cuidado.

Entenda como otimizar o trabalho em equipe.

O que é preciso para a eficiência do trabalho em equipe?

Trabalhar em equipe não é somente estar presente em um grupo, mas sim se responsabilizar por ele. É preciso respeitar as diferenças e entender que, independentemente das questões pessoais, você precisa fazer o convívio com a diversidade dar certo, para que as ações de segurança também sejam corretas.

Algumas das medidas mais importantes para a qualidade do trabalho em equipe são:

  • Esteja sempre aberto às novas ideias e sugestões, respeitando e compreendendo a opinião do próximo, mesmo que você não concorde;
  • Esteja sempre aberto às novas ideias e sugestões, respeitando e compreendendo a opinião do próximo, mesmo que você não concorde;
  • Contribua nas tarefas coletivas, seja compartilhando novas ideias ou oferecendo ajuda quando alguém enfrentar dificuldades;
  • Se comprometa com os prazos e metas estabelecidos;
  • Tenha paciência e respeite o ritmo dos colegas;
  • Não pense com egoísmo; trabalhe para que todos alcancem os mesmos objetivos, juntos;
  • E o mais importante: lembre-se que um descuido ou negligência da sua parte não afeta apenas você, mas também outros trabalhadores;
  • É hora de cuidar de si e do outro. Afinal, toda pessoa é importante para alguém.

Que tal refletir sobre o assunto durante este mês? Absorva essas dicas e pratique no seu dia a dia!

Para finalizar, tenha em mente o seguinte provérbio africano: “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo”.

Aproveite esse espírito de colaboração e compartilhe este artigo com seus colegas de trabalho. 

Para mais conteúdos como este, acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.