Entenda a importância dos commodities agrícolas para a economia do país

Os commodities agrícolas têm grande relevância no desempenho econômico do país. Mas você sabe o que são esses produtos? Sabe por que eles são considerados commodities?

De maneira simplificada, podemos dizer que os commodities agrícolas são produtos agrícolas básicos, que são essenciais para o consumo e servem até como matéria prima para outros alimentos. Eles são considerados “commodities” devido a sua natureza padronizada e ampla disponibilidade, o que permite que sejam comercializados mundialmente, independentemente do local de origem.

A seguir, entenda mais detalhes sobre os commodities agrícolas.

O que são commodities agrícolas?

Commodity é qualquer produto em seu estado bruto, sem passar por nenhum procedimento de industrialização. Para um produto ser considerado “commodity” ele precisa ser padronizado – ou seja, não ter diferença em suas características, independente de quem as produziu ou de sua origem.

Desse modo, os commodities agrícolas são produtos básicos de origem agrícola, como grãos, frutas, verduras e outros alimentos cultivados no campo, que são negociados em escala mundial como uma mercadoria genérica.

Quem compra commodities não está interessado na marca. Na comercialização dos commodities agrícolas, o que interessa é a a oferta e a demanda. Inclusive, o preço de um commodity é praticamente o mesmo em qualquer país, assim como a padronização de tamanho, tipo, peso, dentre outras especificações.

Para a economia brasileira, os principais commodities agrícolas são:

  • Soja;
  • Trigo;
  • Milho;
  • Arroz;
  • Café;
  • Açúcar;
  • Algodão;
  • Suco de laranja;
  • Laticínios;
  • Carnes;
  • Frutas, verduras e nozes.

Nesta lista, estão incluídos tanto os produtos agrícolas sólidos quanto os líquidos. Eles são produzidos em quase todas as regiões brasileiras e são negociados em escala mundial.

Qual é a importância dos commodities para a economia nacional?

Atualmente, muitos países dependem da importação de produtos primários para consumo e para produção de outras mercadorias. Neste mesmo cenário, o Brasil é um dos países que depende da exportação de produtos para movimentar a economia interna.

Sendo assim, a venda e exportação dos commodities é uma atividade que ajuda a garantir um superávit na balança comercial, assegurando que o país tenha um crescimento econômico com comercialização destes produtos.

Os produtos agrícolas estão entre os commodities mais importantes para a economia nacional. Prova disso é que o Brasil está no ranking dos 5 principais produtores agrícolas do mundo.

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Brasil é o quarto maior exportador mundial de produtos agropecuários, atrás apenas da União Europeia, EUA e China. Além disso, é o segundo maior exportador de soja e milho, que são commodities de grande valor no mercado mundial.

Além dos commodities agrícolas serem uma grande fonte de receita para o Brasil, eles também ajudam a impulsionar o desenvolvimento socioeconômico, criando empregos e gerando riqueza.

A ROCHA tem importante atuação nesse segmento, pois atua na movimentação e armazenagem de granéis sólidos e líquidos de origem agrícola. Entre os principais granéis sólidos que operamos para exportação, estão a soja, o farelo de soja e o milho.

Para saber mais sobre nossas operações com granéis agrícolas, clique aqui.

E, para mais conteúdos como esse, acompanhe o nosso blog e redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn

O que achou deste conteúdo? Conseguiu compreender mais sobre a relevância das commodities agrícolas para o país? Então compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *