Como funcionam as operações logísticas dentro do porto?

Todas as operações logísticas envolvem desafios, seja pelo volume da carga, pelas características que ela possui ou pela demanda do cliente. Quando as operações são dentro do porto, os desafios e exigências são maiores ainda, pois se tratam de atividades logísticas que vão abastecer o país e o mundo inteiro.

É sobre isso que falaremos hoje. Ao seguir a leitura, você verá:

  1. O que é a logística portuária?
  2. Quais são as operações logísticas realizadas dentro do porto?
  3. Como funciona a logística portuária na Rocha

Ficou interessado? Então nos acompanhe para saber mais!

O que é a logística portuária?

A logística portuária é uma atividade muito complexa que compreende um conjunto de processos e ferramentas e processos para a comercialização de cargas dentro e fora do país.

Para a importação e exportação de produtos, por exemplo, a logística portuária se encarrega de lidar com o transporte, embarque, desembarque, movimentação e empilhamento dos produtos dentro das embarcações.

Além disso, as operações logísticas dentro do porto também podem envolver o armazenamento temporário de cargas em armazéns ou terminais e o transporte de cargas para outros recintos, como um porto seco.

Vale lembrar que o bom funcionamento da logística portuária depende de diversos atores que devem trabalhar em conjunto, como transportadoras, operadores de terminais, estivadores, agências marítimas, despachantes aduaneiros, entre outros. A sinergia entre todas as partes garante a segurança e eficiência em toda a cadeia logística portuária.

Quais são as operações logísticas realizadas dentro do porto?

Dentro do porto, diversas operações logísticas são realizadas para que as cargas sejam manuseadas e destinadas para os locais certos. Veja abaixo as principais etapas da logística portuária:

Movimentação: essa operação envolve o transporte das cargas até os navios. Nesse caso, cada tipo de carga é transportada de uma maneira. Por exemplo, as bobinas de celulose podem ser transportadas por caminhões até o cais do porto, onde guindastes e empilhadeiras pegam essas bobinas e acondicionam nos navios.

Já os granéis sólidos, como soja e milho, podem ser transportados por caminhões, trens e até mesmo correias transportadoras que se conectam dos terminais portuários aos navios.

Armazenagem: se trata do armazenamento temporário de cargas em armazéns ou terminais, aguardando a movimentação para o navio, no caso da exportação, ou para outro modal de transporte, no caso da importação. Para a segurança das cargas, os armazéns são projetados com uma estrutura complexa e robusta, protegendo os produtos da umidade e outros fatores que possam afetar sua qualidade.

Embarque: essa operação se trata do carregamento dos produtos diretamente no navio. Tal tarefa é feita com o uso de equipamentos como guindastes, MHCs, pontes rolantes e outros.

Durante o embarque, as cargas são cuidadosamente posicionadas na embarcação, seguindo as especificações de peso, tamanho e resistência, para garantir a segurança e estabilidade durante o transporte.

Desembarque: se refere ao descarregamento dos produtos do navio para o terminal, utilizando equipamentos semelhantes aos utilizados no embarque. Após o desembarque, as cargas podem ser armazenadas nos terminais ou então despachadas para recintos secundários, onde ocorre a liberação da carga para outros modais.

Empilhamento: essa operação envolve o empilhamento dos produtos no interior da embarcação, utilizando equipamentos de movimentação e guindastes. O objetivo é maximizar o espaço disponível no navio, garantindo a segurança e estabilidade da carga durante a viagem.

É importante ter em mente que cada carga é empilhada e acondicionada de um jeito diferente. Enquanto os granéis sólidos são colocados nos porões dos navios, por exemplo, os contêineres são empilhados seguindo as especificações de peso, tamanho e tipo de carga, para evitar danos e avarias.

Como funciona a logística portuária na Rocha

Como você pode ver, as operações logísticas dentro do porto são vitais para o comércio internacional, pois os portos são essenciais para importar e exportar mercadorias entre diferentes países e regiões.

É por isso que a Rocha atua em quatro áreas portuárias de importância nacional e mundial, sendo eles os portos de Paranaguá – PR, São Francisco do Sul – SC, Rio Grande – RS e Itaqui – MA.

Nestes portos, nos destacamos nos serviços de movimentação e armazenagem de granéis sólidos e líquidos de importação e exportação. Além disso, também realizamos operações com produtos siderúrgicos, celulose, cargas conteinerizadas, big bags e cargas de projeto.

Navegue pelo nosso site e conheça mais sobre as nossas operações e atividades logísticas portuárias.

Para mais artigos como esse, acompanhe o nosso blog e redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *