Estrutura Acionária

Pioneirismo, modernização e competitividade asseguram nossa perenidade mercadológica e confiança dos nossos acionistas.

O DNA empreendedor da ROCHA está presente no perfil da empresa desde os seus fundadores. Foi a atitude empreendedora focada no futuro e no desenvolvimento da logística nacional, com um olhar apurado nas oportunidades, que levou a ROCHA a conquistar importantes reconhecimentos.

A empresa está no anuário “As 500 maiores do Sul” da revista Amanhã, edição 2017 (base 2016), na posição 57.ª do Paraná, e 137.ª no Sul. Na mesma publicação, a Catallini (uma das investidas da ROCHA), ficou na posição 86.ª do Paraná, e 237.ª do Sul. Combinando os resultados da ROCHA com suas investidas, na proporção de sua participação, a ROCHA figura entre as 100 maiores empresas do Sul do Brasil.

Em uma publicação da revista Exame, a ROCHA está entre as 100 empresas que mais cresceram nos últimos três anos. Este reconhecimento fica ainda mais relevante considerando que a listagem compreende também startups do mercado, que costumam crescer exponencialmente com pouco tempo de vida. As atividades da ROCHA remontam há mais de 155 anos, o que representa significativa solidez, mérito e perenidade mercadológica.

A empresa teve como fundador o grande visionário Bento Munhoz da Rocha, que se voltou mais tarde para a política tornando-se governador do Estado do Paraná, repassando então o legado e condução da ROCHA para a família Cominese, também com perfil empreendedor e visão de futuro, que seguiu o desafio com atenção às oportunidades. A empresa passou de geração a geração dentro da família Cominese, contando com líderes empreendedores como o Sr. Manfredo Cominese, responsável por estabelecer a ROCHA nos portos por meio da aquisição de importantes ativos de configuração estratégica para os negócios da ROCHA, passo fundamental para consolidação da companhia como ícone no mercado logístico nacional.

Atualmente é a quinta geração da família no controle conjunto da ROCHA (foram duas gerações da família Rocha e três da família Cominese). Quando os irmãos Hélio e João Gilberto Cominese assumiram a administração da companhia, ela já era destaque nos mercados onde atuava, com reconhecimento internacional.

Em 2010, mais um passo fundamental foi dado: a então Angra Partners (atual ANGRA INFRA) adquiriu participação de 40,58% no capital social da ROCHA. O valor de aquisição foi aportado integralmente na companhia para investimentos na consolidação de um robusto Plano de Negócios aprovado pelos acionistas, que tinha como objetivo principal acelerar o crescimento e consolidar a ROCHA como um significativo player nacional.

Neste Plano de Negócios foram definidos cinco projetos prioritários: Granel de Importação, realizado em 2012; Granel de Exportação (em duas etapas, sendo a primeira realizada em 2017), ambos em Paranaguá; ampliação do Porto Seco em São Francisco do Sul (SC), realizado em 2013; entrada no segmento de granéis líquidos, realizada em 2011 com a aquisição de 50% do capital social da Cattalini; e, por fim, projetos que garantissem a expansão geográfica da companhia, implementados com as aquisições de participação societária na Vanzin, em Rio Grande (RS), na COPI, em São Luís (MA) e na FullPort, em São Francisco do Sul (SC).

A origem dos recursos para a implementação do projeto de Granéis Sólidos de Exportação, último do Plano de Negócios de 2010, decorreu da entrada do BNDESPAR, subsidiária integral do BNDES para investimentos por meio de participações em outras empresas, no capital social da ROCHA no ano de 2015, com a aquisição de 17,86% de participação societária.

Atualmente, a família Cominese, por meio do veículo de investimento RTP, é sócia da ROCHA com 41,98%. A ANGRA INFRA detém 40,17% do capital e o BNDESPAR tem percentual de capital de 17,86%. A ROCHA, atuando também como holding de investimentos operacionais, detém 50% de participação no capital social da Catallini; 28,33% na FullPort; 60% na Vanzin; 50% na COPI, indiretamente por meio da investida Vanzin.

Com uma estratégia de crescimento agressiva e sustentável, além de ser uma empresa operacional por natureza, a ROCHA atua como holding operacional de investimentos. Nesta perspectiva, segue crescendo atenta às oportunidades de mercado e contribuindo para o desenvolvimento da economia brasileira. De forma ética, sem abrir mão da qualidade, transparência e respeito aos stakeholders, busca, com simplicidade e muito trabalho, crescer, diferenciar e diversificar.

Rocha - Estrutura Acionária

Clique aqui e conheça as investidas e respectivas participações societárias da ROCHA!

Clique aqui e conheça as investidas e respectivas participações societárias da ROCHA!

Clique aqui e conheça as investidas e respectivas participações societárias da ROCHA!

Slider