Nossa História

A história da Rocha Terminais Portuários e Logística começou em 1864, quando Bento Munhoz da Rocha fundou a ROCHA S.A – Indústria Comércio e Navegação, que realizava transporte de madeira, erva-mate e fósforo. Ao longo da nossa caminhada, fomos também conhecidos por Munhoz da Rocha e Irmãos (1905), Rocha e Cia (1922) e Rocha (década de 80).

ROCHA_7Dentre os grandes feitos da Rocha Terminais Portuários e Logística em seu segmento de atuação, podemos destacar o momento em que a empresa – durante a década de 50 – atingiu a marca histórica de 60 mil sacas de café exportadas, expandindo então sua atuação para São Paulo, Rio de Janeiro e exterior.

Na década de 80, João Eugênio Cominese, então um dos administradores da empresa, foi indicado como representante da Cia Brasileira de Contêineres (CBC) em Paranaguá (PR), trazendo a matriz novamente para Paranaguá, o berço da civilização paranaense.

Mais recentemente, a história da Rocha tem sido marcada por importantes eventos que contribuíram para o crescimento da empresa, bem como para a confirmação da Rocha como um dos principais provedores de serviços logísticos portuários independente do Brasil. A saber, em 2010, o Rocha recebeu como sócio o fundo de investimento de private equity Angra Infra, cujo aporte de recursos proporcionou a implantação do complexo de importação alfandegado da Rocha. No final de 2011, outro importante movimento foi realizado com a compra de 50% do capital da Cattalini Terminais Marítimos, empresa especializada na movimentação de granéis líquidos no porto de Paranaguá. Entre 2012 e 2013, o início das operações com granéis de importação no porto de São Francisco do Sul via subsidiária Fullport 8 e a associação com o operador Vanzin no Porto de Rio Grande, respectivamente, contribuíram para a expansão geográfica da Rocha.

Também como destaque, em abril de 2015, tivemos a conclusão de uma importante negociação com o BNDESPAR, que aprovou operação de subscrição de ações ordinárias no valor de R$ 200 milhões para o aumento do capital da Rocha. Tal operação resulta em uma participação direta e minoritária no capital social da Rocha. Os recursos advindos desta negociação darão suporte à construção de um moderno complexo para exportação de grãos, interligados ao corredor de exportação do Porto de Paranaguá, bem como serão fundamentais para a expansão das atividades para o Nordeste do país.

De maneira planejada e sólida, a Rocha tem construído uma história de destaque ao longo de seus 152 anos de existência e visa, para os próximos 150 anos, crescimento com qualidade, eficiência e respeito aos seus clientes, colaboradores, fornecedores, instituições públicas e também ao meio ambiente.

Confira algumas imagens de nossa história:

Prugner's Digital Marketing